Buraco na camada de ozônio está diminuindo, garante NASA


A NASA – National Aeronautics And Space Administration ou Administração da Aeronáutica e Espaço, num bom português, utilizando-se de pesquisas por meio de satélites, está conseguindo provar que o buraco na camada de ozônio vem diminuindo.

A publicação desse estudo

Esse estudo foi publicado no Geophisical Research Letters, que é uma conceituada revista científica americana, relacionada à geofísica. Segundo esses mesmos cientistas até o ano de 2060, esse buraco irá diminuir de forma considerável na camada de ozônio. Todo esse resultado, inclusive já foi protocolado no Protocolo de Montreal, que é um Tratado Internacional.

Os piores destruidores da camada de ozônio

Existem algumas substâncias que podem ser considerada como destruidora da camada de ozônio e entre elas é o clorofluorcarboneto ou CFC, a mesma utilizada em aerossóis. Essa composição chega até a estratosfera, lá é afetada pela radiação solar. Acontecendo uma liberação dos átomos de cloro e destruindo todas as moléculas de ozônio.

O que dizem os pesquisadores

Segundo os pesquisadores toda a quantidade de cloro na Antártica foi considerada 20% mais baixa em 2016 do que em 2005, o que vem de encontro é que esse cloro dos CFCs vem diminuindo na camada de ozônio. Susan Strahan foi quem acompanhou esse estudo, juntamente com outros pesquisadores.

A partir do ano de 2005, foram feitas medições pelo mundo, através de um dispositivo que fica acoplado no satélite Aura da NASA. Essa mesma pesquisadora também acompanhou a formação do buraco na camada de ozônio, desde esse ano.

Quando foram feitas essas observações dessas medidas

Essas principais observações sobre a camada de ozônio, foram feitas no inverno da Antártica, época onde as temperaturas ficam mais baixas. Isso se deu entre os anos de 2005 até 2016. Todas essas observações nesses estudos dos pesquisadores mostram que está acontecendo uma diminuição considerável no buraco da camada de ozônio.

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buraco na camada de ozônio está diminuindo, garante NASA